Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz.
Diferente de outros animais, o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?
Acordado no quarto escuro |
A resposta é simples, o olho humano possui dois tipos de células que nos faz enxergar: Os cones, responsáveis pelas cores, e os bastonetes que funcionam melhor no escuro, e se concentram nas extremidades de cada olho, por isso podemos enxergar melhor em ambiente de pouca luz se olharmos com o canto dos olhos. Os bastonetes precisam de pouca luz para serem sensibilizados, entretanto não formar imagens coloridas, é por isso que dificilmente distinguimos cores no escuro, pois estamos usando os bastonetes para enxergar nesse ambiente. Algumas pessoas possuem maior concentração de bastonetes do que outras, e isso se deve a um fator genético, no entanto a diferença não é tão significativa de um indivíduo para outro, o que torna a capacidade de enxergar em ambientes de pouca luz igual para todos.
Visão aproximada do olho humano |
Os felinos possuem possem três vezes mais células bastonetes do que nós humanos, e ainda por cima, possuem uma estrutura refletora em seu olhos - chamada região tapetal - que provoca maior estimulação dos receptores responsáveis por enxergar as cores e formas, isso faz com que eles tenham uma visão com algo entre 40% e 50% melhor em ambientes com pouca luz. Além disso, suas pupilas possuem maior dilatação, o que possibilita a melhor absorção de luz. No entanto, quando expostos ao sol, os felinos sofrem a redução das pupilas para contrabalancear a hipersensibilidade a luz, e assim perdem a capacidade de enxergar bem de longe e de distinguir as cores com precisão, portanto nós, humanos, temos vantagem em relação aos felinos quando o assunto é enxergar durante o dia.
Fonte: Mundo Estranho
Gostou do artigo? Deixe seu comentário.
Comentários
Postar um comentário