Pular para o conteúdo principal

Teletransporte, é possível?

Viajar pra qualquer lugar, sem veículo, e sem perda de tempo. Sonho? Talvez não.

Já imaginou pode viajar para qualquer lugar quase instantaneamente? Pode cruzar distâncias astronômicas sem utilizar nenhum veículo? Provavelmente sim, e todas essas ideias devem ter surgido após assistir algum filme, seriado ou desenho que retratasse o teletransporte. Mas afinal, é possível que algum dia haja essa tecnologia? O teletransporte pode ser tornar realidade? Por incrível que pareça a resposta é sim, e mais incrível ainda é que parte da teoria que afirma que isso tudo é possível já foi testada na prática.  

Filme o homem do Futuro
Filme:  O Homem do Futuro - 2011

O teletransporte de seres humanos ainda está longe de se tornar realidade, pelo menos por enquanto, devido a nossa tecnologia atual. Mas coisas menos complexas já puderam ser teleportadas, como exemplo, um fóton - partícula que transporta luz, isso aconteceu em 1998 por físicos do California Institute of Tecnology (Caltech) o experimento que provou a possibilidade do teletransporte constituiu em enviar a informação de um fóton em um cabo coaxial de um metro de comprimento, os cientistas replicaram o fóton no destino e destruíram o original, foi como se tivesse recortado o fóton da origem e colocado no destino, ou seja, foi feita uma cópia com a destruição do original. 

Embora simples essa experiência serviu para confirmar na prática a possibilidade de teletransportar coisas maiores no futuro, por exemplo, um conjunto de átomos, e até mesmo uma pessoa. Mais recentemente em 2010 um grupo de cientistas chineses teletransportaram um fóton por cerca de dezesseis quilômetros sem perder a configuração inicial da partícula, portanto a cópia do fóton manteve-se fiel a sua versão original, a pesquisa abre grandes possibilidades no âmbito das tecnologias de comunicação, principalmente no que diz respeito à velocidade e alcance da troca de dados, como vídeos, fotos ou qualquer arquivo, imagine pode enviar informações para equipamentos distantes num piscar de olhos, seria possível enviar um arquivo para qualquer ponto no universo quase instantaneamente. Digamos que seria possível mandar uma foto da Terra até outro planeta fora de nossa galáxia em fração de segundos. E isso é mesmo muito animador, internet de alta de velocidade em qualquer ponto do universo.

Teletransporte na física quântica
Matematicamente o teletransporte é possível
Para teleportar algo é necessário ler as informações contidas no objeto, armazena-las e em seguida realizar um réplica dessas informações no destino na sequência correta, onde o menor erro poderia trazer resultados catastróficos. Imagine que você queira se teleportar do Brasil a Austrália, para realizar tal façanha seria necessário analisar a forma como os átomos estão organizados em seu corpo em uma espécie de Scanner corporal, suas informações seriam armazenadas e em seguida enviadas para o destino onde seriam gravadas em átomos diferentes, porém ordenados para se tornar você, organizados de forma a preservar suas memórias e sua estrutura corporal idêntica a original, e para realizar tal façanha os computadores quânticos serão fundamentais. 

Teletransporte Quântico. Processador Quântico
Computador Quântico terá papel fundamental no teletransporte

Todo o processo se assemelharia a realizar um Xerox da pessoa, porém o grande problema está no fato de que nesse processo é gerado uma cópia do individuo, logo pra que exista apenas um "eu" é necessário destruir o original, ao final o que é teleportado de fato são as informações sobre o comportamento das partículas que formam cada átomo do corpo, e essas informações seriam gravadas em outros átomos na hora de construir a cópia, logo o que chegou ao destino não é de fato você, mas sua cópia. 
O que acontece se o original morrer? Afinal ele deve ser destruído para que exista apenas a cópia, e teoricamente a cópia pode existir sem o original. Mas a cópia que chegou é de fato você? Essa é uma das dúvidas por trás da teoria do teletransporte de pessoas, ainda será necessário um bom tempo de discussão para se chegar a todas as repostas e desenvolver esta tecnologia tão promissora e ao mesmo tempo assustadora para os padrões atuais de desenvolvimento tecnológico.

Você gostaria de ser teletransportado? Teria coragem de entrar em uma máquina que te teleportasse para outro planeta? Deixe seu comentário abaixo.   


Fontes: History,  Mega Curioso,  TecMundo.

Comentários

  1. Guardadas as devidas comparações, imaginemos uma dupla de gêmeos idênticos...
    Ambos tem consciência e são autônomos, mas não são a mesma pessoa, assim como um clone, também não é a mesma pessoa...
    E o que sugere o teletransporte da matéria, nada mais é que o teletransporte de um clone.
    portanto, se tal tecnologia fosse desenvolvida nos padrões da matéria a cima, na verdade seria um suicídio para você e o surgimento de um clone que ocuparia o seu lugar, como no filme o sexto dia do velho Schwarza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... não é bem assim.
      Quando se fala em clone, ou irmãos gêmeos "idênticos", qualquer identidade (igualdade) entre eles é mera semelhança que nossos limitadíssimos sentidos podem perceber, ou que uma análise laboratorial pode produzir, ou mesmo uma comparação genética, nem de longe pode ser comparado e um pretenso scanner atômico se um dia chegarmos a construir um.
      Um Clone ou gêmeos "idênticos", podem ter semelhanças no nível molecular, mas não atômico, ou arranjo atômico.
      Se fosse possível, ou se vier a ser possível construir um scanner atômico capaz de escanear completamente um ser vivo, átomo por átomo, ( e aqui vamos considerar que TODOS os átomos que compõem um ser vivo abundam em toda parte da natureza e do Planeta...) e recriar esse arranjo em outra parte do espaço usando átomos outros dos mesmo elementos, até a consciência seria recriada exatamente como é na origem se pensarmos que é o arranjo atômico que produz a consciência.
      Claro que isso tudo ainda é deveras utópico para nossa época.
      Como o texto levanta, temos um problema grande, não se trata de teletransportar, se trata de criação da matéria viva a partir de informações do original, usando outros átomos dos mesmos elementos atômicos, em outra parte do espaço, então se trata de copia fiel, FIEL mesmo: o que fazer com o original?
      Mas se não usássemos outros átomos dos mesmos elementos químicos, usássemos os mesmos átomos. Se vamos ser capazes de produzir um dispositivo que pode Integrar átomos diversos num arranjo segundo um código (receita) obtida do original, também seremos capazes de fazer o inverso: desintegrar os mesmo arranjos... inclusive o original.
      Resta descobrir como fazer para que esses átomos gerados na desintegração caminhem por algum meio de transporte em uma fração de segundos, de um ponto a outro do Planeta ou do Cosmos, como fazemos hoje com a eletricidade... mas eletricidade não é matéria...
      O mais interessante de tudo é que se tal tecnologia um dia for realidade, antes dela a humanidade já terá suplantando quase que a totalidade de suas agonias, doenças, mutilações e inclusive a morte. Sim, a morte, pois se esse código ou receita que será capaz de ensejar todo processo de arranjo atômico que cria o ser vivo X, pode ser armazenado e reutilizado indefinidamente no tempo. Também seria a fonte da juventude tão sonhada a longo dos tempos.
      Isso tudo não passa de um cabedal de especulações. Podemos tentar imaginar o que o futuro trará, mas de fato este é um completo desconhecido.

      Excluir
  2. ei nao sou um otario, mas estou tento sonhos todos os dias de como fazer a merda de teletransporte, so que nem tentei fazer, pois sou um grande preguicoso e vagabundo. Mas estou querendo passar para algum cientista que entenda como funciona, alguem conhece algum. e tem q ser rapido, pois acho que mais alguma coisa esta por traz disto. crs-cris@outlook.com

    ResponderExcluir
  3. De toda forma, seria ainda sim uma cópia, um clone.
    Exatamente idêntico. Mas ainda uma cópia.
    Fica aquele sentimento de algo a mais faltando, do "eu interior" faltando. É difícil de explicar, mas acho que é um fato consumado na mente de todos que, uma copia exatamente igual, inclusive de consciência, não é você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

As piores montagens do Photoshop

As piores montagens do Photoshop   Seleção reúne as fotos mais bizarras criadas no editor.   O Photoshop é um dos softwares de edição mais utilizados do mundo, capaz de manipular imagens. Nas mãos de um bom profissional verdadeiras obras de arte são realizadas, no entanto quando mal utilizado desastres durante a manipulação são inevitáveis, e o resultado final são algumas das imagens abaixo, confira.  Tá serto! :O  Nois no Egito Perfeito! Não é anabolizante, literalmente. As mina pira na motocicleta ;)   O amor é lindo! Whey Protein do madruga   Se objetivo era deixar evidente que houve manipulação, então a missão foi realizada. Porém se as montagens queriam de fato parecer reais algumas aulinhas de Photoshop serão necessárias, com exceção da foto do Seu Madruga que parece ser verdadeira, será que é montagem? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Tomou algo gelado e sentiu o cérebro congelar? Saiba porque isso acontece.

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece? Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".   Cérebro congelado Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 3