Mundo sem petróleo
Petróleo pode acabar e trazer enorme impacto para a humanidade
Plataforma petrolífera |
O mundo que nos cerca funciona à base de petróleo.Plástico, parafina, gasolina, tinta e até chiclete por incrível que pareça, possuem petróleo em sua composição, porém este combustível é um recurso não renovável que estamos consumindo rapidamente e pode acabar até 2100 segundo especialistas, o que criará um cenário de caos no mundo se não tivermos encontrado um substituo a altura até lá.
História do petróleo
Poço de petróleo |
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos (Pensilvânia), em 1859 e a partir de então a humanidade o tem utilizado para os mais variados fins. Há registros históricos que mesmo os povos antigos já utilizavam o petróleo em forma de betume (espécie de piche), e que os chineses foram os primeiros a utilizar o material em 347 a.c. No entanto especialistas afirmar que o mundo precisa encontrar um substituto a altura até o ano de 2100 ou sofremos graves consequências. O petróleo vem sendo explorado de formar frenética a mais de 150 anos, já foram extraídos mais de 1 trilhão de barris, cerca da mesma quantidade que ainda há no subsolo para consumo.
O caos
Cidade abandonada (caos) |
Os petroquímicos (produtos derivados do petróleo) estão em toda parte. Eles substituem uma grande quantidade de matérias-primas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim. Quase tudo que utilizamos no cotidiano contém petróleo ou precisou dele em alguma etapa de produção.
Em média, é preciso a área equivalente à um campo de futebol americano para garantir a alimentação de uma pessoa num ano, pra produzir alimentos em escala mundial são necessários equipamentos agrícolas movidos pelo combustíveis fóssil, inclusive partes desses equipamentos são feitas com petróleo, incluindo pneus e carenagem. O comércio internacional depende de petróleo, para transporte de mercadorias e geração de energia, sem petróleo as transações internacionais seriam afetadas, a produção de alimentos entraria em crise e o mundo se tornaria um caos, um cenário de fome, crise energética e econômica.
Alternativa futura
Alga marinha |
As algas marinhas podem ser a salvação para a "crise do petróleo", processadas e transformadas em combustível as algas produzem sete mil vezes mais energia por quilômetro quadrado que outro bio-combustível, além de ter a vantagem de ser renovável e quase não precisarem de fertilizantes. Parece que nem tudo está perdido, e as gerações futuras estarão a salvo quando o petróleo acabar, afinal ainda temos alguns anos pela frente pra encontrar o melhor substituto para o "ouro negro".
Gostou do artigo? Deixe seu comentário.
Comentários
Postar um comentário