Pular para o conteúdo principal

Como seria a vida na terra sem a lua?

Descubra como seria o planeta sem a existência de nosso satélite natural. 

Cheia, crescente, nova ou minguante a Lua enfeita nosso céu e ilumina nossas noites, trazendo beleza, mistério e romantismo durante seu passeio pela abóboda celeste. Mas você já parou para imaginar como seria a vida na terra se a Lua não existisse? Seria possível vida no planeta sem nosso satélite natural?
A Lua surgiu a bilhões de anos de um impacto da Terra com um corpo celeste denominado Thea, se ela não existisse a vida no planeta poderia ser bem diferente do que é atualmente, ou talvez nem existisse vida por aqui. O eixo de rotação do planeta Terra permanece estável em cerca de 23,5º de inclinação, e isso só é possível por causa de nosso satélite natural, devido a atração gravitacional que este exerce sobre o planeta, sem está  inclinação, as estações do planeta não seriam definidas.     

lua cheia
Lua cheia
Os dias seriam mais curtos sem a Lua, algo entre 15 e 18 horas. Isso aconteceria porque com a Lua, as forças de maré diminuem a velocidade de rotação do planeta, tornando o dia mais longo. Com uma velocidade de rotação mais rápida, a atmosfera terrestre se moveria com maior velocidade, fazendo com que os ventos se tornassem  muito mais fortes e ocasionando o surgimento de grandes furacões que durariam muito mais tempo. Com o eixo de inclinação diferente e com a rotação mais lenta, o clima seria drasticamente modificado, os pólos seriam mais quentes, e os trópicos estariam cobertos por gelo.
Nosso satélite natural também atual como um eficiente escudo contra a colisão de rochas vindas do espaço. Se ela não existisse, a Terra seria a única fonte de atração gravitacional, atraindo objetos espaciais para a superfície do planeta que seria muito mais bombardeada por matéria vinda do espaço do que é atualmente. Um fato curioso é que a Lua se afasta 3,8 cm por ano da planeta, e poderá  um dia se desprender da órbita Terrestre, a partir daí se tornará um planta anão. Porém alguns cientistas afirmam que Lua não irá se afastar para sempre, mas sim até a translação do astro atingir  um valor de 55 dias, ou 60 % mais distante do que está hoje, contudo tudo isso só acontecerá daqui a 15 bilhões de anos e até lá  o sistema solar inteiro já terá deixado de existir, pois o Sol entrará em colapso daqui a 5 ou 6 bilhões de anos. 
Até isso tudo acontecer a raça humana já terá encontrado algum outro planeta habitável e terá se mudado pra lá, isso se sobrevivermos a ameaça do auto-extermínio ou se nenhuma catástrofe natural acontecer.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.   

Comentários

  1. se as pessoas tivessem um pouquinho mais d noção do quanto é delicado nosso planeta e fràgil nossa existênçia,talvez respeitassem mais o meio ambiente.. Ótimo post,espero haver mais destes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

As piores montagens do Photoshop

As piores montagens do Photoshop   Seleção reúne as fotos mais bizarras criadas no editor.   O Photoshop é um dos softwares de edição mais utilizados do mundo, capaz de manipular imagens. Nas mãos de um bom profissional verdadeiras obras de arte são realizadas, no entanto quando mal utilizado desastres durante a manipulação são inevitáveis, e o resultado final são algumas das imagens abaixo, confira.  Tá serto! :O  Nois no Egito Perfeito! Não é anabolizante, literalmente. As mina pira na motocicleta ;)   O amor é lindo! Whey Protein do madruga   Se objetivo era deixar evidente que houve manipulação, então a missão foi realizada. Porém se as montagens queriam de fato parecer reais algumas aulinhas de Photoshop serão necessárias, com exceção da foto do Seu Madruga que parece ser verdadeira, será que é montagem? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Tomou algo gelado e sentiu o cérebro congelar? Saiba porque isso acontece.

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece? Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".   Cérebro congelado Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 3