Mistérios da mente: A Síndrome do sábio
O que é?
Como funciona?
Casos famosos de savantismo
O que é?
A síndrome do sábio é o nome dado a um distúrbio psíquico com o qual o individuo portador possui uma grande habilidade intelectual aliada a perda de outras habilidades de natureza diferente da qual houve aumento excepcional. Quem sofre da síndrome pode ser capaz de coisas incríveis como realizar cálculos matemáticos mais rápido do que um computador, decorar sequências gigantescas de números ou compor sinfonias instantaneamente, porém pode ser incapaz de coisas simples como escrever o próprio nome, falar com clareza ou se lembrar do rosto de alguém com quem conversou a meia hora atrás, um paradoxo da natureza. A síndrome também é conhecida como savantismo ou síndrome do idiota-prodígio, e pode ter origem no nascimento ou em um acidente caso haja impacto na cabeça.
A síndrome do sábio funciona como uma dinâmica cerebral, se uma parte do cérebro deixar de funcionar da forma adequada outra parte a substitui, dessa forma o cérebro passa a desempenhar funções com as partes que antes não as desempenhava. Seja adquirida no nascimento, ou durante um acidente a síndrome do sábio funciona sempre da mesma maneira, com o cérebro desempenhando funções com áreas que antes não o faziam. Quando funciona perfeitamente o nosso cérebro tende a equilibrar o potencial, fazendo que determinadas áreas reprimam outras, e esse equilíbrio faz com que todo o potencial de determinada área fique adormecido. A grosso modo o cérebro é divido em duas partes, digamos que uma para ciências exatas e outra para ciências humanas ou biológicas, portanto 50% para cada uma das três habilidades, porém se a parte que cuida das humanas ou biológicas sofre dano e para de funcionar, assim o lado responsável pelas exatas fica livre e ocupa 100% do processamento cerebral, surgindo assim o super gênio savantista ou idiota-prodigio.
Casos famosos de savantismo
Kim Peek |
Kim Peek – Possui uma incrível memória fotográfica, tanto que decorou mais de 10 mil livros, todos os endereços e todas as rodovias que levam a determinados lugares no EUA, além de saber todos os CEPs, DDDs, canais de televisão e muitas outras coisas, que necessitariam de gigas de dados para serem gravadas. Ao mesmo tempo ele é incapaz de ir ao banheiro sozinho.
Daniel Tammet |
Daniel Tammet – Esse homem aprende línguas inteiras em uma semana, consegue decorar mais de 22 mil números depois da virgula de Pi em apenas algumas horas. O cérebro dele faz associação com números e cores para tudo, assim ele consegue memorizar muitas coisas com facilidade incrível. Ele se tornou tão bom que começou a ensinar seu método para pessoas normais e até mesmo escreveu livros sobre isso.
Leslie Lemke |
Leslie Lemke – Sem nunca ter tocado em um piano antes, Leslie um dia ouviu uma sinfonia na TV e sentou-se no instrumento, tocando tudo com incrível perfeição. Ele é cego, com paralisia cerebral e mentalmente deficiente.
Fonte: Minilua
Gostou do artigo? Deixei seus comentário abaixo.
Gostei do artigo.
ResponderExcluir