Pular para o conteúdo principal

Mistérios da mente: A Síndrome do sábio

Mistérios da mente: A Síndrome do sábio


O que é?


A síndrome do sábio é o nome dado a um distúrbio psíquico com o qual o individuo portador possui uma grande habilidade intelectual aliada a perda de outras habilidades de natureza diferente da qual houve aumento excepcional. Quem sofre da síndrome pode ser capaz de coisas incríveis como realizar cálculos matemáticos mais rápido do que um computador, decorar sequências gigantescas de números ou compor sinfonias instantaneamente, porém pode ser incapaz de coisas simples como escrever o próprio nome, falar com clareza ou se lembrar do rosto de alguém com quem conversou a meia hora atrás, um paradoxo da natureza. A síndrome também é conhecida como savantismo ou  síndrome do idiota-prodígio, e pode ter origem no nascimento ou em um acidente caso haja impacto na cabeça. 

Arte - Cérebro Humano


Como funciona?

A síndrome do sábio funciona como uma dinâmica cerebral, se uma parte do cérebro deixar de funcionar da forma adequada outra parte a substitui, dessa forma o cérebro passa a desempenhar funções com as partes que antes não as desempenhava. Seja adquirida no nascimento, ou durante um acidente a síndrome do sábio funciona sempre da mesma maneira, com o cérebro desempenhando funções com áreas que antes não o faziam. Quando funciona perfeitamente o nosso cérebro tende a equilibrar o potencial, fazendo que determinadas áreas reprimam outras, e esse equilíbrio faz com que todo o potencial de determinada área fique adormecido. A grosso modo o cérebro é divido em duas partes, digamos que uma para ciências exatas e outra para ciências humanas ou biológicas, portanto 50% para cada uma das três habilidades, porém se a parte que cuida das humanas ou biológicas sofre dano e para de funcionar, assim o lado responsável pelas exatas fica livre e ocupa 100% do processamento cerebral, surgindo assim o super gênio savantista ou idiota-prodigio.

Casos famosos de savantismo
Savantismo - Kim Peek
Kim Peek
Kim Peek – Possui uma incrível memória fotográfica, tanto que decorou mais de 10 mil livros, todos os endereços e todas as rodovias que levam a determinados lugares no EUA, além de saber todos os CEPs, DDDs, canais de televisão e muitas outras coisas, que necessitariam de gigas de dados para serem gravadas. Ao mesmo tempo ele é incapaz de ir ao banheiro sozinho.

daniel_tammet_knygos_born_on_a_blue_day_virselis_savantismo
Daniel Tammet
Daniel Tammet – Esse homem aprende línguas inteiras em uma semana, consegue decorar mais de 22 mil números depois da virgula de Pi em apenas algumas horas. O cérebro dele faz associação com números e cores para tudo, assim ele consegue memorizar muitas coisas com facilidade incrível. Ele se tornou tão bom que começou a ensinar seu método para pessoas normais e até mesmo escreveu livros sobre isso.
Savantismo_Leslie Lemke
Leslie Lemke
Leslie Lemke – Sem nunca ter tocado em um piano antes, Leslie um dia ouviu uma sinfonia na TV e sentou-se no instrumento, tocando tudo com incrível perfeição. Ele é cego, com paralisia cerebral e mentalmente deficiente.  

Fonte: Minilua

Gostou do artigo? Deixei seus comentário abaixo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

As piores montagens do Photoshop

As piores montagens do Photoshop   Seleção reúne as fotos mais bizarras criadas no editor.   O Photoshop é um dos softwares de edição mais utilizados do mundo, capaz de manipular imagens. Nas mãos de um bom profissional verdadeiras obras de arte são realizadas, no entanto quando mal utilizado desastres durante a manipulação são inevitáveis, e o resultado final são algumas das imagens abaixo, confira.  Tá serto! :O  Nois no Egito Perfeito! Não é anabolizante, literalmente. As mina pira na motocicleta ;)   O amor é lindo! Whey Protein do madruga   Se objetivo era deixar evidente que houve manipulação, então a missão foi realizada. Porém se as montagens queriam de fato parecer reais algumas aulinhas de Photoshop serão necessárias, com exceção da foto do Seu Madruga que parece ser verdadeira, será que é montagem? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Tomou algo gelado e sentiu o cérebro congelar? Saiba porque isso acontece.

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece? Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".   Cérebro congelado Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 3