Pular para o conteúdo principal

Supercomputador: A máquina quântica.

A máquina do futuro entre nós.

Já imaginou um supercomputador mais potente do que todos os computadores do mundo juntos, e extremamente pequeno? Pois é, pode parecer utópico a concepção de tal máquina,  porém um computador quântico, como será conhecido tal máquina, poderá existir em um futuro não muito distante e mais incrível ainda é que modelos rudimentares de tal máquina já estão sendo desenvolvidos por empresas como NASA  e  Google. Mas afinal, o que é um computador quântico?  E como funcionará essa tecnologia tão promissora? 
Computador Quântico
Processador Quântico (D - Wave One)
O que é?
A computação quântica é, de forma simplificada,  a aplicação das teorias da mecânica quântica ao computador. Os computadores tradicionais trabalham com bits, unidades de informação, que representam 0 ou 1, no entanto apenas um dos valores pode ser assumido por operação. Os computadores quânticos no entanto trabalharão com qubits, onde os valores 0 e 1 podem ser sobrepostos, ou seja, poderá assumir os dois valores simultaneamente, isso significa que esses computadores serão capazes de realizar várias operações ao mesmo tempo com maior velocidade, pois enquanto um computador tradicional explora as possíveis soluções de maneira sequencial, o sistema quântico possibilitará buscar todas as possíveis soluções de maneira simultânea com o processamento paralelo.
Processador Quântico
Representação artística de um processador quântico
A sobreposição de informação nos computadores quânticos é um principio fundamental da mecânica quântica, conhecido como sobreposição quântica, que afirma que um sistema físico existe parcialmente em todos os estados teoricamente possíveis de maneira simultânea antes de ser medido. Porém quando medido ou observado, o sistema se mostra em um único estado. No entanto a tarefa de manipular qubits não será nada fácil.

Qubits são temperamentais.
Manipular qubits é extremamente difícil, e um dos maiores problemas é que na mecânica quântica ao se observar um fenômeno, pode ocorre alteração do resultado esperado. Tome como exemplo uma moeda sobre uma mesa, na mecânica quântica está moeda pode estar nos dois estados possíveis ao mesmo tempo, portanto cara e coroa simultaneamente, porém quando observada a moeda assume apenas um dos dois estados cara ou coroa, logo para que funcione de forma adequada o computador quântico precisa se isolar do mundo externo, caso contrário o sistema ficará incoerente.
A solução encontrada para o problema da incoerência é deixar uma taxa de erro aceitável para o sistema, que não afete os resultados e permita construir um computador quântico respeitável. Além do problema da incoerência há outros inconvenientes, como exigir temperaturas extremamente baixas, controle da pressão atmosférica e blindagem contra interferência magnética, e todas estas condições são atendidas no D-Wave 2 - modelo de computador quântico operado pela Google e NASA.   

D Wave One
D-Wave 2
Futuramente, todos os computadores deveram utilizar algum mecanismo de processamento de dados com base em qubits (bits quânticos), isso permitirá aumentar em dezenas de milhares de vezes a velocidade de cálculo que estamos acostumados a lidar nos computadores tradicionais. Algumas áreas da física também tirarão enorme proveito dessas máquinas, para resolver problemas relacionados a eventos quânticos, teletransporte e viagens no tempo, permitindo resolver em poucos dias ou horas alguns problemas que os computadores atuais levariam centenas ou até milhares de anos para resolver. 

Gostou do artigo? Acha que em breve veremos computadores quânticos em nosso cotidiano? Deixe seu comentário abaixo.   


Fontes:  Giz Modo, TecMundo, Ciencia Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

Viajar no tempo é possível?

Buracos de minhoca e viagens no tempo É possível viajar no tempo? Quem nunca imaginou viajar no tempo? A vontade de saber como será o futuro daqui alguns anos ou de voltar ao passado já deve ter passados pela mente de muitas pessoas, mas afinal, é possível viajar no tempo? Quais impactos tal viagem traria? Um viajante do tempo pode ir em qualquer direção, passado ou futuro? Acredite, algumas dessas perguntas já tem resposta a muito tempo e um dia a viagem no tempo pode se tornar realidade. O tempo é relativo A viagem no tempo foi comprovada com a teoria da relatividade de Einstein , de acordo  com o princípio se a matéria atingir a velocidade da luz o tempo para ela tenderia ao infinito, então o tempo não passa para essa matéria. Porém segundo a teoria um objeto não pode atingir ou ultrapassar a velocidade da luz, pois sua massa aumentaria de forma exponencial a medida que sua velocidade (energia) aumentasse, e nada pode ser mais rápido do que a luz.    Então conforme

Enxergar formas em nuvens: Saiba o que é pareidolia.

Reconhecer rostos em objetos é uma falha comum em nossos cérebros. É comum olharmos para o céu e enxergamos formas em nuvens, rostos em objetos, e padrões que lembram pessoas ou animais em plantas, montanhas ou construções. Mas por que isso ocorre? Saiba que esse é um "falha" de nosso cérebro que é programado para reconhecer faces e silhuetas de animais com agilidade em diversas situação, e esta falha recebe o nome de pareidolia, que nada mais é que um fenômeno psicológico que faz  algo distinto receber significado. Pareidolia - nuvem em forma de cachorro Há uma explicação evolutiva para reconhecer rostos em nuvens ou qualquer outro objeto, nossa sobrevivência dependeu da nossa habilidade de formar comunidades durante milhares de anos, logo reconhecer pessoas e criar laços tornou-se fundamental durante o processo evolutivo, e hoje é uma capacidade inata em todos nós. O astrônomo Carl Sagan descreveu a pareidolia em seu livro O Mundo Assombrado pelos Demônios: “