Pular para o conteúdo principal

Supercomputador: A máquina quântica.

A máquina do futuro entre nós.

Já imaginou um supercomputador mais potente do que todos os computadores do mundo juntos, e extremamente pequeno? Pois é, pode parecer utópico a concepção de tal máquina,  porém um computador quântico, como será conhecido tal máquina, poderá existir em um futuro não muito distante e mais incrível ainda é que modelos rudimentares de tal máquina já estão sendo desenvolvidos por empresas como NASA  e  Google. Mas afinal, o que é um computador quântico?  E como funcionará essa tecnologia tão promissora? 
Computador Quântico
Processador Quântico (D - Wave One)
O que é?
A computação quântica é, de forma simplificada,  a aplicação das teorias da mecânica quântica ao computador. Os computadores tradicionais trabalham com bits, unidades de informação, que representam 0 ou 1, no entanto apenas um dos valores pode ser assumido por operação. Os computadores quânticos no entanto trabalharão com qubits, onde os valores 0 e 1 podem ser sobrepostos, ou seja, poderá assumir os dois valores simultaneamente, isso significa que esses computadores serão capazes de realizar várias operações ao mesmo tempo com maior velocidade, pois enquanto um computador tradicional explora as possíveis soluções de maneira sequencial, o sistema quântico possibilitará buscar todas as possíveis soluções de maneira simultânea com o processamento paralelo.
Processador Quântico
Representação artística de um processador quântico
A sobreposição de informação nos computadores quânticos é um principio fundamental da mecânica quântica, conhecido como sobreposição quântica, que afirma que um sistema físico existe parcialmente em todos os estados teoricamente possíveis de maneira simultânea antes de ser medido. Porém quando medido ou observado, o sistema se mostra em um único estado. No entanto a tarefa de manipular qubits não será nada fácil.

Qubits são temperamentais.
Manipular qubits é extremamente difícil, e um dos maiores problemas é que na mecânica quântica ao se observar um fenômeno, pode ocorre alteração do resultado esperado. Tome como exemplo uma moeda sobre uma mesa, na mecânica quântica está moeda pode estar nos dois estados possíveis ao mesmo tempo, portanto cara e coroa simultaneamente, porém quando observada a moeda assume apenas um dos dois estados cara ou coroa, logo para que funcione de forma adequada o computador quântico precisa se isolar do mundo externo, caso contrário o sistema ficará incoerente.
A solução encontrada para o problema da incoerência é deixar uma taxa de erro aceitável para o sistema, que não afete os resultados e permita construir um computador quântico respeitável. Além do problema da incoerência há outros inconvenientes, como exigir temperaturas extremamente baixas, controle da pressão atmosférica e blindagem contra interferência magnética, e todas estas condições são atendidas no D-Wave 2 - modelo de computador quântico operado pela Google e NASA.   

D Wave One
D-Wave 2
Futuramente, todos os computadores deveram utilizar algum mecanismo de processamento de dados com base em qubits (bits quânticos), isso permitirá aumentar em dezenas de milhares de vezes a velocidade de cálculo que estamos acostumados a lidar nos computadores tradicionais. Algumas áreas da física também tirarão enorme proveito dessas máquinas, para resolver problemas relacionados a eventos quânticos, teletransporte e viagens no tempo, permitindo resolver em poucos dias ou horas alguns problemas que os computadores atuais levariam centenas ou até milhares de anos para resolver. 

Gostou do artigo? Acha que em breve veremos computadores quânticos em nosso cotidiano? Deixe seu comentário abaixo.   


Fontes:  Giz Modo, TecMundo, Ciencia Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque enxergamos mal no escuro?

Saiba porque o olho humano enxerga mal em ambientes de pouca luz. Diferente de outros animais,  o ser humano enxerga muito mal na ausência de luz. Mas porque isso acontece? Por que felinos tem melhor visão durante a noite? Algumas pessoas tem melhor visão no escuro do que outras? Saiba a reposta para essas perguntas a seguir, e descubra algumas curiosidades a respeito do olho humano. A cena é típica, um indivíduo acorda no meio da noite, em seu quarto, numa casa que acabou de se mudar, portanto não sabe ao certo onde está o interruptor para acender a luz e ir ao banheiro. Nessa situação, o que todos fazem de forma intuitiva, é procurar no escuro pela luminescência do interruptor, que brilha graças a um efeito chamado fotoluminescência, devido o sulfeto de zinco presente em sua composição. Porém a pessoa percebe que consegue enxergar melhor com a visão periférica no escuro, porque isso acontece?      Acordado no quarto escuro A resposta é simples, o olho humano possui dois t

As piores montagens do Photoshop

As piores montagens do Photoshop   Seleção reúne as fotos mais bizarras criadas no editor.   O Photoshop é um dos softwares de edição mais utilizados do mundo, capaz de manipular imagens. Nas mãos de um bom profissional verdadeiras obras de arte são realizadas, no entanto quando mal utilizado desastres durante a manipulação são inevitáveis, e o resultado final são algumas das imagens abaixo, confira.  Tá serto! :O  Nois no Egito Perfeito! Não é anabolizante, literalmente. As mina pira na motocicleta ;)   O amor é lindo! Whey Protein do madruga   Se objetivo era deixar evidente que houve manipulação, então a missão foi realizada. Porém se as montagens queriam de fato parecer reais algumas aulinhas de Photoshop serão necessárias, com exceção da foto do Seu Madruga que parece ser verdadeira, será que é montagem? Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

Tomou algo gelado e sentiu o cérebro congelar? Saiba porque isso acontece.

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece? Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".   Cérebro congelado Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 3